quinta-feira, 30 de abril de 2009

O crescimento do twitter no Brasil



O twitter e as demais redes sociais que são sucesso no Brasil, viraram comentários depois que foram destaques no programa Fantástico, que vai ao ar todos os domingos, pela emissora Globo. O programa aproveitou para anunciar que também faz parte do microblog.

Segundo o resultado das últimas pesquisas, de cada cinco brasileiros com acesso à internet,quatro já fazem parte de algum grupo de amigos virtuais
O Twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou o que ela quer você preste atenção. Pode escrever textos de 140 caracteres, sendo que a barra de espaço também conta. Por isso, essa rede é conhecida como microblog.
A rede serve para ler as notícias, em especial do Twitter e do Veja Isso, para manter-se informado sobre tudo o que seus amigos estão lendo, saber o que os seus amigos estão fazendo, comentar sobre os outros e mandar micro-scraps.
Após a veiculação da matéria do Fantástico, centenas de pessoas ficaram interessadas na nova tecnologia. Algumas querendo saber mais, outras nem conhecia a nova rede de comunicação nova. Assim o twitter como o Orkut virou “febre” principalmente entre os jovens brasileiros.

Veja também:


segunda-feira, 13 de abril de 2009

A criatividade Artesã



A Feira de Artesanato localizada hoje em dia na Avenida Afonso Pena no Centro da cidade de Belo Horizonte é um dos pontos turísticos mais visitados. Antes a feira se chama Feira Ripe e era localizada na Praça da Liberdade, mas, como se expandia cada vez mais se mudou para o local atual a cerca de 15 anos. Possui aproximadamente 300 barracas, sendo expostas aos domingos.
Na feira é possível encontrar todos os tipos de artesanatos, sapatos, bolsas, roupas, brinquedos, existe uma grande variedade de produtos comercializados. Além disso, muita comida gostosa como churrasquinhos, tortas doces e salgadas, bolinhos de acarajé e uma deliciosa cervejinha geladinha.

Os turistas começam a chegar à feira muito cedo por volta das 6:00 horas da manhã, horário do começo da exposição, embora nos donos das barracas começam a arrumar tudo por volta das 04:00 horas da madrugada.
As mais diferentes pessoas se encontram para jogar conversas fora, comprar e se deliciar com as variáveis comidas. Segundo o comerciante Carlos Antônio Borges da Fonseca a feira é um ponto de encontro para os casais, namorados e amigos. A feira é tão agradável que se torna um apto constante das pessoas que sempre estão voltando ao local para ver as novidades e fazer novos amigos, afirma ele.

Além disso, a Feira de Artesanato é um grande meio de trabalho informal, pois possui cerca de 300 barracas, onde pessoas mostram seus trabalhos anônimos. Muitas das vezes essas pessoas já procuraram por diversas vezes um trabalho formal (com carteira assinada), mas não conseguiu e viu no artesanato um meio de resolver o problema do desemprego. Desemprego esse que atingem milhares de cidadãos.

O sapateiro Rodrigo Ribeiro, acredita que o artesanato é uma forma gostosa e prazerosa de trabalho, além, de ser ótimo para a cabeça e mente, pois, exige atenção, capricho e muita criatividade.

E essa é a palavra que definiria muito bem a feira “criatividade”. Pois a cada corretor passado a uma nova coisa que nos chama a atenção. Podemos passar várias vezes no mesmo corredor e a cada vez passada observamos algum detalhe ou objeto que não tínhamos observado das outras vezes.
A feira é muito conhecida na cidade mineira e por isso fica muito cheia principalmente em épocas comemorativas como Natal, dias das crianças, dos Namorados, das mães e etc...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A unificação da Lígua Portuguesa


Entra em vigor a unificação da Língua Portuguesa que prevê, entre outras coisas, um alfabeto de 26 letras. Brasil, Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada.

A idéia de uma escrita padronizada para todos os usuários do português foi um estandarte de Antônio Houaiss, um dos grandes homens de letras do Brasil contemporâneo, falecido em março de 1999. O filólogo considerava importante que todos os países lusófonos tivessem uma mesma ortografia. No seu livro "Sugestões para uma política da língua", Antônio Houaiss defendia a essência de embasamentos comuns na variedade do português falado no Brasil e em Portugal.

Como as mudanças têm dois lados, o ruim e o bom, com essa não seria diferente. Sua unificação facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Deixando mais fácil a compreensão e entendimento das pessoas.

Mas por outro lado à maioria das pessoas tem dificuldade e às vezes não entende nada. É difícil aprender de uma forma e de repente de uma hora para outra mudar. Como fica a cabeça dos brasileiros já formados? Terão que voltar às salas de aula? Os alunos que estão cursando o ensino fundamental e médio fica mais fácil, pois já estão estudando as novas mudanças.


Saiba mais:

O que muda com a reforma da língua portuguesa

Para entender as mudanças na Língua Portuguesa

Mudanças sâo bem recebidas.