segunda-feira, 13 de abril de 2009

A criatividade Artesã



A Feira de Artesanato localizada hoje em dia na Avenida Afonso Pena no Centro da cidade de Belo Horizonte é um dos pontos turísticos mais visitados. Antes a feira se chama Feira Ripe e era localizada na Praça da Liberdade, mas, como se expandia cada vez mais se mudou para o local atual a cerca de 15 anos. Possui aproximadamente 300 barracas, sendo expostas aos domingos.
Na feira é possível encontrar todos os tipos de artesanatos, sapatos, bolsas, roupas, brinquedos, existe uma grande variedade de produtos comercializados. Além disso, muita comida gostosa como churrasquinhos, tortas doces e salgadas, bolinhos de acarajé e uma deliciosa cervejinha geladinha.

Os turistas começam a chegar à feira muito cedo por volta das 6:00 horas da manhã, horário do começo da exposição, embora nos donos das barracas começam a arrumar tudo por volta das 04:00 horas da madrugada.
As mais diferentes pessoas se encontram para jogar conversas fora, comprar e se deliciar com as variáveis comidas. Segundo o comerciante Carlos Antônio Borges da Fonseca a feira é um ponto de encontro para os casais, namorados e amigos. A feira é tão agradável que se torna um apto constante das pessoas que sempre estão voltando ao local para ver as novidades e fazer novos amigos, afirma ele.

Além disso, a Feira de Artesanato é um grande meio de trabalho informal, pois possui cerca de 300 barracas, onde pessoas mostram seus trabalhos anônimos. Muitas das vezes essas pessoas já procuraram por diversas vezes um trabalho formal (com carteira assinada), mas não conseguiu e viu no artesanato um meio de resolver o problema do desemprego. Desemprego esse que atingem milhares de cidadãos.

O sapateiro Rodrigo Ribeiro, acredita que o artesanato é uma forma gostosa e prazerosa de trabalho, além, de ser ótimo para a cabeça e mente, pois, exige atenção, capricho e muita criatividade.

E essa é a palavra que definiria muito bem a feira “criatividade”. Pois a cada corretor passado a uma nova coisa que nos chama a atenção. Podemos passar várias vezes no mesmo corredor e a cada vez passada observamos algum detalhe ou objeto que não tínhamos observado das outras vezes.
A feira é muito conhecida na cidade mineira e por isso fica muito cheia principalmente em épocas comemorativas como Natal, dias das crianças, dos Namorados, das mães e etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário