quarta-feira, 1 de abril de 2009

A unificação da Lígua Portuguesa


Entra em vigor a unificação da Língua Portuguesa que prevê, entre outras coisas, um alfabeto de 26 letras. Brasil, Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada.

A idéia de uma escrita padronizada para todos os usuários do português foi um estandarte de Antônio Houaiss, um dos grandes homens de letras do Brasil contemporâneo, falecido em março de 1999. O filólogo considerava importante que todos os países lusófonos tivessem uma mesma ortografia. No seu livro "Sugestões para uma política da língua", Antônio Houaiss defendia a essência de embasamentos comuns na variedade do português falado no Brasil e em Portugal.

Como as mudanças têm dois lados, o ruim e o bom, com essa não seria diferente. Sua unificação facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Deixando mais fácil a compreensão e entendimento das pessoas.

Mas por outro lado à maioria das pessoas tem dificuldade e às vezes não entende nada. É difícil aprender de uma forma e de repente de uma hora para outra mudar. Como fica a cabeça dos brasileiros já formados? Terão que voltar às salas de aula? Os alunos que estão cursando o ensino fundamental e médio fica mais fácil, pois já estão estudando as novas mudanças.


Saiba mais:

O que muda com a reforma da língua portuguesa

Para entender as mudanças na Língua Portuguesa

Mudanças sâo bem recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário