quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os pontos negativos e positivos da 4º Mostra de Cinema Comentado


A 4º Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Prado realizada na semana passada no auditório JK da instituição, não proporcionou impacto na maioria dos alunos que estão cursando os cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Como era de se espera, tirando base nas outras mostras o auditório deveria estar lotado, mas aconteceu justamente ao contrário.

Isso porque não teve uma boa divulgação. Os responsáveis pelo evento só distribuíram os cartazes falando sobre os dias e as programações, faltando apenas uma semana para a realização da Mostra. Dificultando assim a abrangência do evento. Além desse agravante a escolha dos dias não foram escolhidas com sucesso, pois, na semana tinha feriado prolongado. “A Mostra aconteceu tardiamente, em época que os alunos estão lotados de trabalhos finais. Outro fator negativo foi acontecer em semana de feriado prolongado, o que aumentou o desinteresse alunos”, explica a estudante de Jornalismo Pollyanna Ribeiro.

Mas a 4º Mostra de Cinema Comentado mesmo com um pequeno público deve também seu lado positivo e seus aplausos, principalmente com os curtas metragens produzidos pelos alunos e exibidos todos os dias como abertura do evento. Foi uma novidade com sucesso, principalmente para aqueles alunos que estão fazendo seus projetos de conclusão de curso e querem fazer documentários. Servindo assim como exemplo e até mesmo esclarecendo algumas dúvidas. “Sou apaixonada por curtas metragens e adorei todos. Meu trabalho final será um documentário e, com certeza, o evento me inspirou para esta caminhada que vira”, declara Pollyanna Ribeiro. “Serviu pra se ter uma base do que devemos e do que não devemos fazer”, explica a estudante do 7º período Neuma Oliveira.

As palestras foram bem executadas pelos convidados sendo objetivas e claras abrindo relevantes discursões sobre os filmes. Segundo a estudante Neuma Oliveira, “a decisão em deixar que os próprios palestrantes escolhessem o filme sobre o qual falariam, tornou-se algo fascinante”.

Um dos filmes que deu mais debates foi “Romance” de Guel Arraes, exibido na quarta-feira 10 de junho e comentado pela doutora em Literatura Comparada, Ivete Walty. Talvez seja pelo dia dos namorados que estava perto e a maioria das pessoas ficam sensibilizadas nessa época.

O filme conta a história de um ator e diretor de teatro que se apaixona por sua companheira de cena, só que o sucesso dela na TV atrapalha o relacionamento. “Sensacional, em todos os aspectos, O filme aborda todos os outros sentimentos que são envolvidos em uma paixão”, afirma Neuma Oliveira. Já segundo a estudante Pollyanna Ribeiro, “o filme romance foi uma belíssima historia, que casou teatro com cinema, com dois ótimos atores: Letícia e Vagner!”.

De um modo geral o evento acrescentou na qualidade da formação dos alunos participantes. “É uma troca de experiência e essa troca sempre gera em conhecimento. É sempre muito bom ouvir pessoas inteligentes”, explica Pollyanna Ribeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário